Monroe (1979) considera os sacerdotes das comunidades primitivas como sendo os primeiros professores, isto teria começado a ocorrer a partir do momento em que estas sociedades foram se tornando mais complexas. Este momento é denominado pelo autor como “estádio civilizado da organização social” (p. 9) e representa uma segunda etapa após “o estádio bárbaro”. A seguir vemos a trajetória desta personagem:
Inicialmente, esta classe é
formada pelos chefes de grupos familiares; mas, como os deveres do pai se tornam
múltiplos e este culto dos espíritos amigos se torna mais complexo,
constitui-se um sacerdócio especial. Há, então, um esboço de uma instrução para
o povo em geral, dada pelo sacerdócio; e uma instrução mais elaborada e formal
dos futuros membros do sacerdócio, ministrada pelos atuais membros da classe.
Estes últimos são os primeiros professores profissionais. Por vários séculos o
ensino permanece como um direito especial do clero, e, por muitos séculos mais,
a educação é orientada e dirigida unicamente por ele. (p. 9)
Esta sociedade mais complexa
necessita de um mecanismo de registro para viabilizar a administração estatal e
a cerimônias religiosas cada vez mais complexas. Inicialmente o clero era o
grupo que detinha os conhecimentos da escrita e da leitura.
Outro autor, Ponce (2005, p. 27),
diz que quando as sociedades primitivas passaram para uma estrutura social mais
complexa, aqueles que tinham conhecimentos específicos, como é o caso dos
sacerdotes, monopolizavam estes conhecimentos a fim de adquirir e manter
privilégios. Estes transmitiam estes conhecimentos a seus filhos para que fosse
possível transmitir o seu cargo para seus descendentes.
Os magos, os sacerdotes e os
sábios – primeiramente simples depositários e, posteriormente, donos do saber
da tribo – assume pouco a pouco, juntamente com a função geral de conselheiros,
a função mais restrita de iniciadores. Cada tribo foi recolhendo através dos
anos uma larga experiência que foi sento cristalizada em tradições e mitos.
[...] Nas cerimônias de iniciação, os sacerdotes explicavam aos mais seletos
dos jovens da classe dirigente o significado oculto desse mitos e a essência
dessa tradições. (PONCE, p. 27)
BIBLIOGRAFIA:
MONROE, Paul. Povos primitivos: a
educação em sua mais simples forma. In: ______. História da educação. 14. ed.
São Paulo: Editora Nacional, 1979. p. 1-11.
PONCE, Anibal. A educação na
comunidade primitiva. In: ___. Educação e luta de classes. 16. ed. São Paulo:
Cortez, 1998. p. 17-34.
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