http://cidfpf.blogspot.com.br/2011/01/imagens-das-sala-de-aula-do-secxx.html
Na
segunda metade do século XIX, o processo de constituição independente das
ciências humanas com relação à Filosofia e o consequente desenvolvimento da
Pedagogia como ciência da educação apresenta maiores exigências para o trabalho
do professor no sentido de otimização dos processos de aprendizagem e de
democratização da cultura.
No
século XX surgem as grandes reformas educacionais, no bojo do progresso
científico e tecnológico, ocorrido principalmente após a segunda guerra
mundial, exigindo constantes atualizações e revisões do trabalho do professor.
As
últimas décadas do século XX e o início do século XXI trazem o fenômeno de
internacionalização da economia e globalização da cultura oportunizada pelo
desenvolvimento dos meios de comunicação de massa, especialmente das redes
informacionais. O trabalho do professor se vê abalado em suas raízes tanto instrucionais
como formadoras, exigindo uma radical transformação do mesmo, enquanto
gerenciador e animador dos processos de informação via redes virtuais de
circulação de informação. Um trabalho realizado há cinco séculos via material
impresso (livros e revistas) passa a ser exigido pelos sistemas informacionais
e de educação que seja realizado com o domínio das novas tecnologias de
informação e utilização das redes virtuais de circulação do conhecimento. Tal
fenômeno exige uma radical transformação do trabalho do professor, no sentido
de uma inserção criativa nesse processo de transformação tecnológica.Tal
exigência tem resultado numa crise mundial do trabalho do professor,
especialmente nos países menos desenvolvidos social e educacionalmente, como é
o caso do Brasil, em que tem ocorrido uma progressiva proletarização do
professor.
O
problema se recoloca, portanto em termos de como enfrentar a crise
contemporânea do trabalho do professor e sua adaptação às novas exigências das
tecnologias informacionais.
REFERÊNCIAS:
ARANHA, Maria
Lúcia de Arruda. História da educação.
2ed. São Paulo: Moderna, 1996.
CAMBI. Franco. História da pedagogia.
São Paulo: Editora UNESP, 1999.
MANACORDA, Macio Alighiero. História da
educação: da antiguidade aos nossos dias. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você recebeu um comentário.