http://jfmnalfandega.blogspot.com.br/
A educação não mais militar
A partir do
século 6 a.C. a vida ateniense passa por transformações, há estabilidade
política. Paulatinamente a vida militar dá lugar a civil e, por conseqüência, a
educação perde o seu caráter militar.
A democratização da tradição aristocrática
A educação é
privilégio das elites e esta tem por finalidade tornar as pessoas nobres. Ser
nobre é ser cavalheiro. Personagens históricos e/ou fictícios são tomados como
modelos, nesse tocante a obra homérica tem um papel importantíssimo.
Aparecimento da escola
O surgimento da
escola é vista com desprezo pela aristocracia, esse desprezo advém do fato se
um grande número de famílias emergirem socialmente, o que deixava a velha
aristocracia incomodada. Essa classe emergente quer educar seus filhos,
torná-los nobres. Para suprir essa demanda é necessário um método educativo
diferente do tradicional.
Uma tal educação, que interessa a um número sempre
maior de crianças, o ensino individual de um preceptor, ou de um amante, não
podia mais bastar. Impunha-se uma ação coletiva e, segundo imagino, foi a
pressão dessa necessidade social que fêz nascer a instituição da escola. A
educação particular não desaparecerá de repente: como se vê por Aristóteles e
Quintiliano, os pedagogos discutirão ainda, por longo tempo, sôbre as vantagens
e inconvenientes de um e de outro sistema; todavia, uma vez criada, a educação
coletiva não tarda a tornar-se a mais comumente difundida. Já Aristófanes,
evocando a “antiga educação” – a da gloriosa geração dos maratonômacos (adultos
em 490) -, mostra-nos as crianças do bairro, ao raiar do dia e sob qualquer
tempo, dirigindo-se “à casa de seus mestres” (p. 72-3)
Educação física
A educação
física tinha uma grande importância no período arcaico pelo fato de contribuir
para o treinamento dos soldados. No período clássico a educação física continua
tendo uma grande importância por motivos estéticos, a busca do corpo ideal.
Artes
As artes
ganharam muito em importância na sociedade e por conseqüência na educação:
educação musical, educação pela poesia e a educação literária.
Aqui a figura do
educador profissional aparece, trata-se de um profissional que coloca seu
trabalho a disposição de toda e qualquer pessoa que queira e possa pagar pelos
seus serviços.
MORROU, Henri-Irénée. A antiga
educação ateniense. In: ___. História da
educação na antiguidade. São Paulo: EPU, 1975. p. 66-80.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você recebeu um comentário.