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A educação
artística grega era predominantemente uma educação musical, porém o desenho
tinha o seu lugar e é exatamente pelo desenho que MARROU inicia sua exposição.
O DESENHO
Há registros
sobre o ensino do desenho deste o século IV a.C. Aristóteles irá considerar o
ensino do desenho como uma disciplina optativa e de uma forma geral é assim que
o ensino de desenho será considerado pelos gregos, um disciplina secundária em
relação ao ensino de música. Mesmo sendo relegada a segundo plano o ensino de
desenho terá algum espaço na educação grega até pelo menos o século II a.C.
A MÚSICA
INSTRUMENTAL: A LIRA
A lira era o
instrumento musical predileto da época sendo que “a criança aprendia a tocar
lira com um mestre especializado [...], diverso, salvo exceção, o mestre-escola
com quem estudava as letras.” (p. 213)
Importante
lembrar que a música também era considerada como parte das matemáticas.
CANTO
ACOMPANHADO E CORAL
Era muito comum
o canto acompanhar a execução da lira e de outros instrumentos, em especial os
corais. Esses corais eram hora regidos por um profissional especializado, horas
regido por um simples cidadão, dependendo da cidade e da época. Apesar disso
tudo, o canto tem um papel secundário em relação a lira.
A DANÇA
A dança
normalmente estava associada ao canto-coral. Assim como o canto coral não tinha
um espaço definido na educação a dança também não o tem.
RETRAÇÃO DA
MÚSICA NA CULTURA E NA EDUCAÇÃO
No período
helenístico as artes musicais (instrumental, canto, dança, etc) vão perdendo
espaço para os estudos literários. Esse espaço reduzido para o ensino de música
pode ser visualizado na relação de professores contratados pela cidade de Teos:
Enquanto o regulamento prevê, para o conjunto das
escolas, três professores de letras e dois de ginástica, um só mestre de música
bastará. Sem dúvida ele é muito bem remunerado: seu salário anual é de 700
dracmas, ao passo que o dos seus colegas oscila entre 500 e 600; trata-se de um
especialista, mas fica um pouco a margem.” (p. 219)
A citação
anterior nos ajuda a visualizar algumas coisas a respeito desse profissional:
ele é um especialista em música; ganham relativamente bem em relação a seus
colegas de outras áreas, porém as vagas para este tipo de profissional são em
menor número; o que confirma que seu trabalho não é considerado tão importante.
Um dos elementos
que MARROU apresenta como sendo importante para essa retração é o refinamento
das técnicas musicais, o que tira o ânimo daqueles que gostariam de estudar
música com um caráter de cultura geral e não de profissionalização.
MARROU, Henri-Irénée. A educação
artística. In:___. História da educação na antiguidade. São Paulo: EPU,
1971. p. 211-223.
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