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Com a ocupação por Alexandre, o Grande, e posteriormente pelo Império
Romano a dinâmica da civilização grega sofrerá algumas alterações sendo uma das
mais importantes a mudança referente a governança, onde [...] “a cidade é
apenas a pequena pátria; não é mais a categoria fundamental, a norma suprema do
pensamento e da cultura.” (p. 157). Esse povo não é mais autônomo, é governado por estrangeiros.
Além de serem
governados por estrangeiros, muitos gregos acabam por ir viver em outras terras,
porém se esforça por manter-se como gregos legítimos, e para isso:
Por toda parte onde aparecem e se instalam gregos,
[...] vemo-los logo implantar as suas instituições, seus estabelecimentos de
ensino, escolas primárias e ginásios. É que a educação tem para eles uma
importância primordial: isolados nessa terra estrangeira, querem antes de tudo,
apesar da influência do meio, conservar para seus filhos o caráter de helenos
ao qual se apegam acima de tudo; a educação clássica é essencialmente uma
iniciação à vida grega que modela a criança e o adolescente em função dos
costumes nacionais e submete-os ao estilo de vida característico que distingue
o homem do bruto, o heleno do bárbaro. (p. 160)
MARROU,
Henri-Irinée. A civilização da paidéia. In: ___. História da educação na
antiguidade. São Paulo: EPU, 1975. p. 153-163.
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