https://sites.google.com/site/historiaeducacaofisica/conteudos/atividade-fisica-na-grecia-antiga
Nosso interesse
em relação a educação física consiste no fato desta se constituir em uma
“escola” a parte e com um “professor” a parte:
Este ensino era confiado a um mestre especializado,
que conserva o velho nome de predótriba [...]; era este muito mais do que um
monitor de ginástica: um verdadeiro educador que, à sua competência esportiva,
devia reunir profundo conhecimento das leis da higiene e de tudo o que a
ciência médica grega elaborara quanto a observações e prescrições relativas ao
desenvolvimento do corpo, os efeitos dos diversos exercícios, os regimes
convenientes aos diversos temperamentos (p. 196)
Como se dava a
remuneração desse educador? [...] “ali onde o pedótriba não recebia um ordenado
mensal, como nas escola públicas de Teos e Mileto, os pais pagavam-lhe a
empreitada do curso inteiro de educação física: esta quantia, por volta de 320
antes de cristo, era da ordem de cem dracmas. (p.197) Portanto, o “professor de
educação física” na Grécia helenística era funcionário do Estado ou particular,
dependendo da cidade.
Mas como é o
ambiente onde este exercia suas atividades profissionais?
Quanto à escola em si, encontramo-la ora designada
pelo nome de palestra, ora pelo de ginásio. As duas palavras não eram
certamente sinônimas, mas o uso helenístico mistura-lhes as diversas acepções
de maneira tão inextricável que a erudição moderna renúncia a fazer clara a
distinção [...]. Opõe-se, às vezes, mas nem sempre, a palestra, escola para
crianças, ao ginásio, onde se exercitam efebos ou adultos; ou ainda a palestra,
escola privada, ao ginásio, instituição municipal. (p. 202)
Esse problema de
definição complica um pouco a distinção do local de trabalho do “professor”,
Marrou opta pela seguinte definição: [...] “o ginásio seria o conjunto formado
pela reunião da palestra, campo de exercício cercado de edificações diversas, e
do estádio, pista para a corrida a pé.” (203)
A educação
física por muito tempo foi valorizada pela sociedade grega. O “professor” de
educação física era um profissional especializado como nos dias de hoje; mas o
espaço em que ocorriam essa educação (ginásio) era distinto das outras
educações (artística e lingüística), diferenciando-se dos dias de hoje onde
estas ocorrem na mesma instituição, a escola.
Esse educador é
funcionário do Estado ou particular dependendo da cidade onde ele atue. O texto
não trás elementos a esse respeito, mas suponho que naquelas cidades onde ele á
um profissional particular ele tenha de “conquistar” alunos, competindo com
outros. A remuneração parece baixa (100 dracmas em 320 a.C.) situação que deve
ter se agravado por um período, a medida que a educação física foi perdendo
“terreno” na sociedade grega.
MARROU, Henri-Irénée. A educação
física. In: _____. História da educação
na antiguidade. São Paulo: EPU, 1975. p. 185-210.
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