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sábado, 13 de abril de 2013

DA REFORMA PROTESTANTE A MODERNIDADE


http://www.brasilescola.com/historiag/reforma-protestante.htm

A reforma protestante acentua a liberdade de interpretação das escrituras e a figura do professor e seu trabalho identificado com a tarefa de democratização da cultura, pois deve ser assegurado a todos a aprendizagem da leitura e da escrita e interpretação da bíblia;

Já no Renascimento e Humanismo o trabalho do professor adquire um sentido mais laico e liberal, sendo suas funções exercidas como preceptor das classes privilegiadas com preocupações de transmissão da cultura clássica, mas paralelamente ao trabalho educativo das ordens religiosas o trabalho de professores tanto do ensino da leitura e da escrita como de matemáticas que ofereciam de forma liberal seus serviços de instrução para o povo;

A modernidade traz a exigência do ensino laico e da responsabilidade do Estado com relação à educação; inicialmente essa responsabilidade se apresenta como iniciativa dos soberanos, com caráter paternalista, e, posteriormente com a Revolução Francesa como direito do cidadão e responsabilidade da república. O trabalho do professor vai assumindo as características de um funcionário do Estado,voltado para a realização da formação e instrução do povo (bildung ou formação).

A partir do século XVIII, segundo Habermas (1984), verifica-se uma progressiva pedagogização da cultura, com cada Estado, segundo suas características histórico- culturais, criando seus sistemas de educação com sua legislação própria, sendo o trabalho do professor regido por esse sistema. Apresenta-se então a questão da formação do professor e sua complexa tarefa cognitivo- científica e formadora.

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2ed. São Paulo: Moderna, 1996.
CAMBI. Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
MANACORDA, Macio Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

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