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sexta-feira, 26 de abril de 2013

A EDUCAÇÃO FÍSICA


https://sites.google.com/site/historiaeducacaofisica/conteudos/atividade-fisica-na-grecia-antiga

Nosso interesse em relação a educação física consiste no fato desta se constituir em uma “escola” a parte e com um “professor” a parte:

Este ensino era confiado a um mestre especializado, que conserva o velho nome de predótriba [...]; era este muito mais do que um monitor de ginástica: um verdadeiro educador que, à sua competência esportiva, devia reunir profundo conhecimento das leis da higiene e de tudo o que a ciência médica grega elaborara quanto a observações e prescrições relativas ao desenvolvimento do corpo, os efeitos dos diversos exercícios, os regimes convenientes aos diversos temperamentos (p. 196)

Como se dava a remuneração desse educador? [...] “ali onde o pedótriba não recebia um ordenado mensal, como nas escola públicas de Teos e Mileto, os pais pagavam-lhe a empreitada do curso inteiro de educação física: esta quantia, por volta de 320 antes de cristo, era da ordem de cem dracmas. (p.197) Portanto, o “professor de educação física” na Grécia helenística era funcionário do Estado ou particular, dependendo da cidade.

Mas como é o ambiente onde este exercia suas atividades profissionais?

Quanto à escola em si, encontramo-la ora designada pelo nome de palestra, ora pelo de ginásio. As duas palavras não eram certamente sinônimas, mas o uso helenístico mistura-lhes as diversas acepções de maneira tão inextricável que a erudição moderna renúncia a fazer clara a distinção [...]. Opõe-se, às vezes, mas nem sempre, a palestra, escola para crianças, ao ginásio, onde se exercitam efebos ou adultos; ou ainda a palestra, escola privada, ao ginásio, instituição municipal. (p. 202)

Esse problema de definição complica um pouco a distinção do local de trabalho do “professor”, Marrou opta pela seguinte definição: [...] “o ginásio seria o conjunto formado pela reunião da palestra, campo de exercício cercado de edificações diversas, e do estádio, pista para a corrida a pé.” (203)

A educação física por muito tempo foi valorizada pela sociedade grega. O “professor” de educação física era um profissional especializado como nos dias de hoje; mas o espaço em que ocorriam essa educação (ginásio) era distinto das outras educações (artística e lingüística), diferenciando-se dos dias de hoje onde estas ocorrem na mesma instituição, a escola.

Esse educador é funcionário do Estado ou particular dependendo da cidade onde ele atue. O texto não trás elementos a esse respeito, mas suponho que naquelas cidades onde ele á um profissional particular ele tenha de “conquistar” alunos, competindo com outros. A remuneração parece baixa (100 dracmas em 320 a.C.) situação que deve ter se agravado por um período, a medida que a educação física foi perdendo “terreno” na sociedade grega.

MARROU, Henri-Irénée. A educação física. In: _____. História da educação na antiguidade. São Paulo: EPU, 1975. p. 185-210.

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