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quarta-feira, 24 de abril de 2013

A CIVILIZAÇÃO DA PAIDÉIA


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Com a ocupação por Alexandre, o Grande, e posteriormente pelo Império Romano a dinâmica da civilização grega sofrerá algumas alterações sendo uma das mais importantes a mudança referente a governança, onde [...] “a cidade é apenas a pequena pátria; não é mais a categoria fundamental, a norma suprema do pensamento e da cultura.” (p. 157). Esse povo não é mais autônomo,  é governado por estrangeiros.

Além de serem governados por estrangeiros, muitos gregos acabam por ir viver em outras terras, porém se esforça por manter-se como gregos legítimos, e para isso:

Por toda parte onde aparecem e se instalam gregos, [...] vemo-los logo implantar as suas instituições, seus estabelecimentos de ensino, escolas primárias e ginásios. É que a educação tem para eles uma importância primordial: isolados nessa terra estrangeira, querem antes de tudo, apesar da influência do meio, conservar para seus filhos o caráter de helenos ao qual se apegam acima de tudo; a educação clássica é essencialmente uma iniciação à vida grega que modela a criança e o adolescente em função dos costumes nacionais e submete-os ao estilo de vida característico que distingue o homem do bruto, o heleno do bárbaro. (p. 160)

MARROU, Henri-Irinée. A civilização da paidéia. In: ___. História da educação na antiguidade. São Paulo: EPU, 1975. p. 153-163.

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