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domingo, 14 de abril de 2013

A PROFISSÃO DE PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE


http://cidfpf.blogspot.com.br/2011/01/imagens-das-sala-de-aula-do-secxx.html

Na segunda metade do século XIX, o processo de constituição independente das ciências humanas com relação à Filosofia e o consequente desenvolvimento da Pedagogia como ciência da educação apresenta maiores exigências para o trabalho do professor no sentido de otimização dos processos de aprendizagem e de democratização da cultura.

No século XX surgem as grandes reformas educacionais, no bojo do progresso científico e tecnológico, ocorrido principalmente após a segunda guerra mundial, exigindo constantes atualizações e revisões do trabalho do professor.

As últimas décadas do século XX e o início do século XXI trazem o fenômeno de internacionalização da economia e globalização da cultura oportunizada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação de massa, especialmente das redes informacionais. O trabalho do professor se vê abalado em suas raízes tanto instrucionais como formadoras, exigindo uma radical transformação do mesmo, enquanto gerenciador e animador dos processos de informação via redes virtuais de circulação de informação. Um trabalho realizado há cinco séculos via material impresso (livros e revistas) passa a ser exigido pelos sistemas informacionais e de educação que seja realizado com o domínio das novas tecnologias de informação e utilização das redes virtuais de circulação do conhecimento. Tal fenômeno exige uma radical transformação do trabalho do professor, no sentido de uma inserção criativa nesse processo de transformação tecnológica.Tal exigência tem resultado numa crise mundial do trabalho do professor, especialmente nos países menos desenvolvidos social e educacionalmente, como é o caso do Brasil, em que tem ocorrido uma progressiva proletarização do professor.

O problema se recoloca, portanto em termos de como enfrentar a crise contemporânea do trabalho do professor e sua adaptação às novas exigências das tecnologias informacionais.

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2ed. São Paulo: Moderna, 1996.
CAMBI. Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
MANACORDA, Macio Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

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