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domingo, 23 de junho de 2013

A QUESTÃO DAS LÍNGUAS GREGO E LATIM


http://dougnahistoria.blogspot.com.br/2010/10/o-pensamento-pedagogico-em-roma.html

O aprendizado do grego era tão importante que em alguns casos as crianças aprendiam o grego antes do latim:

Desde a tenra idade, a criança era confinada a uma criada ou a um escravo gregos [...]. Com esta ama-de-leite ou este pedagogo, ela aprendia a falar inicialmente o grego, entes mesmo de descobrir o latim: costume tão bem estabelecido que Quintiliano insiste sobre a necessidade de não tardar muito a ensinar latim à criança, com mêdo de que ela fale, em conseqüência disto, com um acento estrangeiro, perigo que não era imaginário. (p. 407)

Vemos que a presença de uma ama-de-leite ou de um pedagogo grego são importantes para que as crianças possam aprender grego da melhor forma possível.  

MARROU, Henri-Irénée. A questão das línguas grego e latim. In: ___. História da educação na antigüidade. São Paulo: EPU, 1975. p. 395-410.

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