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domingo, 12 de maio de 2013

ENSINO SUPERIOR: I. FORMAS MENORES


http://www.nova-acropole.pt/a_hipocrates.html

Marrou enquadra a efebia como um curso de nível superior. Há professores contratados para o ensino, certo dizer que a quantidade e a regularidade dessas contratações dependem da cidade em questão

Seu programa é bem vasto: só se pode enquadrá-Ias na categoria de ensino superior levando-se em conta a idade dos efebos e as condições destes no final do curso escolar, pois estas conferências visavam, também, a assegurar aos jovens um complemento dessa cultura literária que nos pareceu constituir o cerne mesmo do ensino secundário helenístico. Não é somente em Atenas que se registra a presença de professores de letras [...], cuja tarefa específica é a explicação dos clãssicos, mas também em Delfos, em Priene, em Erétria, refere-se até [...], um filólogo incumbido de explicar Homero. Esse ensino critico é completado, oportunamente, 'por audições de poetas ou de músicos. As matemáticas não se acham tão bem representadas: não me é dado senão citar outra vez o caso deste astrônomo romano que no primeiro século antes de Cristo, foi pronunciar conferências no ginásio de Delfos; mais freqüente é ver, no ginásio ainda um médico proferir uma série de palestras: registramo-lo em Elatéia, em Perga, em Selêucia. (p. 293-294)

Todavia, ao lado destes visitantes ocasionais, que freqüentemente se contentavam com uma exibição única, nossos documentos parecem revelar-nos, também, professores propriamente ditos, recrutados por zêlo e, freqüentemente a expensas do ginasiarca que parecem ligados ao ginásio a título equivalente a dos instrutores militares e ministram aos efebos cursos que são seguidos durante o ano inteiro: teria havido, pois, um verdadeiro ensino, mais eficaz que as meras conferências de vulgarização, pronunciadas ao acaso das circunstâncias.
(p. 294-295)
           
O texto também nos apresenta o Museu de Alexandria, escola de nível superior dedicada aos altos estudos científicos, porém essa instituições se trata de uma única exceção, sem caracterizar uma realidade presente em toda a Grécia.

Outro ensino de nível superior é o de medicina. O curso de medicina é o menos valorizado socialmente, em relação à retórica e à filosofia. O aluno se liga ao professor e acompanha este nas suas tarefas, a medida que o mestre vai fazendo atendimentos ele vai explicando as técnicas aos discípulos, e esses a medida que vão aprendendo passam a ajudar o mestre realizando pequenas tarefas, isso tudo até que o discípulos tenha adquirido todo o conhecimento necessária a prática da medicina. Não há registros a respeito das condições de remuneração e de vida do professor.

MARROU, Henri-Irinée. O ensino superior: formas menores. In: ___. História da educação na antigüidade. São Paulo: EPU, 1975. p. 292-304.

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