http://dougnahistoria.blogspot.com.br/2010/10/o-pensamento-pedagogico-em-roma.html
O aprendizado do
grego era tão importante que em alguns casos as crianças aprendiam o grego
antes do latim:
Desde a tenra idade, a criança era confinada
a uma criada ou a um escravo gregos [...]. Com esta ama-de-leite ou este
pedagogo, ela aprendia a falar inicialmente o grego, entes mesmo de descobrir o
latim: costume tão bem estabelecido que Quintiliano insiste sobre a necessidade
de não tardar muito a ensinar latim à criança, com mêdo de que ela fale, em
conseqüência disto, com um acento estrangeiro, perigo que não era imaginário.
(p. 407)
Vemos que a
presença de uma ama-de-leite ou de um pedagogo grego são importantes para que
as crianças possam aprender grego da melhor forma possível.
MARROU,
Henri-Irénée. A questão das línguas grego e latim. In: ___. História da
educação na antigüidade. São Paulo: EPU, 1975. p. 395-410.
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