http://noticias.terra.com.br/ciencia/pesquisa/cientistas-estudam-lenda-de-espelho-grego-que-queimava-navios,86b85b6db16da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
Como já foi
visto ao estudarmos as contribuições de Isócrates e Platão para a educação,
ambos defendem o estudo das matemáticas (geometria, aritmética, música e
astronomia). Essa recomendação irá ser aceita pela sociedade da época e se fará
presente no período helênico.
Mas estudará também matemáticas e sabemos até os nomes
de seus mestres, Autólico, o músico Xanto e o geômetra Hiponico, além do que a
história registra, a propósito dos dois primeiros, que ele lhes seguira cursos
antes de proceder à decisiva escolha entre filosofia e retórica, as duas formas
rivais de ensino superior: tais estudos matemáticos inscrevem-se, pois, no caso
particular de Arcesileu, no período que corresponde ao ensino secundário. (p.
286-287)
Porém, com o
tempo essas disciplinas passarão a serem ministradas de modo mais superficial e
de maneira mais literária do que cientifica. Nisso veremos mais uma vez um
professor invadir o campo de trabalho do outro, não o professor de um nível
invadindo outro, mas de uma área do conhecimento em outra. Mais uma vez o
acusado trata-se do gramático:
Eis um ponto de capital importância: se a astronomia
ocupa um lugar de certo destaque no programa das escolas secundárias, tal lugar
ela deve a Arato, e é sobre a forma de uma explicação de texto de uma
explicação essencialmente literária, que ela ali aparecia. Não obstante certa
resistência da parte dos matemáticos, parece que o gramático, ou melhor, o
professor de letras conseguiu, praticamente, eliminar os geômetras e outros
professores especializados nas ciências. (p. 290)
Como podemos ver essa intervenção do gramático em outras disciplinas
causou drástica redução das oportunidades de trabalho para os professores de
algumas das matemáticas.
MARROU,
Henri-Irenée. Os estudos científicos. In: ___. História da educação na
antigüidade. São Paulo: EPU, 1975. p. 275-291.
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