http://www.nova-acropole.pt/a_hipocrates.html
Marrou enquadra a efebia como um
curso de nível superior. Há professores contratados para o ensino, certo dizer
que a quantidade e a regularidade dessas contratações dependem da cidade em
questão
Seu programa é bem vasto: só se pode enquadrá-Ias na
categoria de ensino superior levando-se em conta a idade dos efebos e as
condições destes no final do curso escolar, pois estas conferências visavam,
também, a assegurar aos jovens um complemento dessa cultura literária que nos
pareceu constituir o cerne mesmo do ensino secundário helenístico. Não é
somente em Atenas que se registra a presença de professores de letras [...],
cuja tarefa específica é a explicação dos clãssicos, mas também em Delfos, em
Priene, em Erétria, refere-se até [...], um filólogo incumbido de explicar
Homero. Esse ensino critico é completado, oportunamente, 'por audições de
poetas ou de músicos. As matemáticas não se acham tão bem representadas: não me
é dado senão citar outra vez o caso deste astrônomo romano que no primeiro
século antes de Cristo, foi pronunciar conferências no ginásio de Delfos; mais
freqüente é ver, no ginásio ainda um médico proferir uma série de palestras:
registramo-lo em Elatéia, em Perga, em Selêucia. (p. 293-294)
Todavia, ao lado destes visitantes ocasionais, que
freqüentemente se contentavam com uma exibição única, nossos documentos parecem
revelar-nos, também, professores propriamente ditos, recrutados por zêlo e,
freqüentemente a expensas do ginasiarca que parecem ligados ao ginásio a título
equivalente a dos instrutores militares e ministram aos efebos cursos que são
seguidos durante o ano inteiro: teria havido, pois, um verdadeiro ensino, mais
eficaz que as meras conferências de vulgarização, pronunciadas ao acaso das
circunstâncias.
(p. 294-295)
O texto também
nos apresenta o Museu de Alexandria, escola de nível superior dedicada aos
altos estudos científicos, porém essa instituições se trata de uma única
exceção, sem caracterizar uma realidade presente em toda a Grécia.
Outro
ensino de nível superior é o de medicina. O curso de medicina é o menos
valorizado socialmente, em relação à retórica e à filosofia. O aluno se liga ao
professor e acompanha este nas suas tarefas, a medida que o mestre vai fazendo
atendimentos ele vai explicando as técnicas aos discípulos, e esses a medida
que vão aprendendo passam a ajudar o mestre realizando pequenas tarefas, isso
tudo até que o discípulos tenha adquirido todo o conhecimento necessária a
prática da medicina. Não há registros a respeito das condições de remuneração e
de vida do professor.
MARROU,
Henri-Irinée. O ensino superior: formas menores. In: ___. História da
educação na antigüidade. São Paulo: EPU, 1975. p. 292-304.
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